Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Rh na Fiocruz


A Cogepe

Órgão da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz, ligada à Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional, a atual Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) chamou-se Diretoria de Recursos Humanos (Direh) de 1992, quando foi criada, até o dia 11 de janeiro de 2017, quando entrou em vigor o Decreto 8.932/2016. A determinação aprovou as modificações no estatuto da Fiocruz, dentre elas a nova nomenclatura da unidade. Como uma unidade Técnico-Administrativa, sua missão é contribuir para ampliar a eficácia e a efetividade do trabalho realizado na Fiocruz e para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, mediante a formulação e implementação de políticas, estratégias e instrumentos de gestão do trabalho, integrando ações de administração de pessoal, de desenvolvimento de pessoas e de saúde do trabalhador. 

Para cumprir sua missão, a Cogepe conta com as áreas de Administração de Pessoal, Desenvolvimento de Pessoas, Comunicação, Informação, Núcleo de Arquivo, Coordenação de Qualidade, Serviço de Administração (contratos, orçamento e patrimônio), Assessoria Técnica e Jurídica, Serviço de Creche, Planejamento, Processos Administrativos Disciplinares e Saúde do Trabalhador. Em cada unidade da Fiocruz funciona um Serviço de Gestão de Pessoas/RH, com os quais a Cogepe interage permanentemente, orientando suas atividades de organização da gestão de pessoas e acompanhamento da vida funcional dos trabalhadores.

Por ser um órgão do Sipec - Sistema de Pessoal Civil, do Ministério do Planejamento, a Cogepe acompanha as mudanças na política salarial e na legislação trabalhista, que se refletem na vida funcional de seus servidores, além de monitorar a dinâmica da estrutura ocupacional da Fiocruz. Em agosto de 2009, a Diretoria redefiniu sua atual missão, visão de futuro e diretrizes, durante sua oficina de planejamento estratégico. Confira abaixo:


Missão:

"Formular e implementar políticas, estratégias e instrumentos de gestão do trabalho, integrando ações de administração de pessoal, de desenvolvimento de pessoas e de saúde do trabalhador, que contribuam para a efetividade do trabalho realizado na Fiocruz e a melhoria e a melhoria da ambiência do trabalho"


Visão de futuro:

"Ser reconhecida como unidade estratégica e de excelência para o desenvolvimento institucional na área de gestão do trabalho, pela qualidade dos serviços prestados e pela competência técnica"


Diretrizes estratégicas:

Capacidade de surpreender o trabalhador;
Integração com os SRHs;
Transversalidade das ações e estratégias da gestão do trabalho;
Cooperação técnica e oferta de soluções gerenciais em RH;
Compromisso permanente com a inovação dos processos de trabalho;
Liderança na mobilização dos atores institucionais em prol da saúde do trabalhador;
Ampliação da colaboração com demais instituições públicas;
Transparência e dinamismo na comunicação com seus públicos.


Política de Qualidade da Direh

Acesse aqui o documento


Direção:

Juliano de Carvalho Lima
Diretor

Andréa da Luz
Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos

Fernando Cavalcante
Chefe do Departamento de Administração de Recursos Humanos

Fátima Rangel
Coordenadora de Saúde do Trabalhador

Silvia Lacouth Motta
Chefe da Creche Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360 Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa