Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Cursos

Curso Básico de Libras - Linguagem Brasileira de Sinais

Em decorrência da parceria com a Feneis - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, a Fiocruz capacita os profissionais dos Serviços de Recursos Humanos das suas Unidades, bem como pessoas interessadas no trato da comunicação com surdos, que atuam diretamente com eles.

Curso de Desenvolvimento Profissional em Educação Infantil

Oferecido a profissionais da rede pública e comunitária, do terceiro setor e de instituições filantrópicas, confessionais (75% das vagas) e privadas, e demais interessados que estejam ou não trabalhando com a educação de zero a seis anos, esse curso tem como pré-requisito básico o Ensino Médio completo ou matrícula no último ano, ficando o certificado vinculado à apresentação da conclusão do mesmo. A prioridade é para os candidatos que já atuam em creches e pré-escolas da rede pública, comunária, filantrópica e confessional. São 70 Vagas, com carga horária total de 208 horas.

A Diretoria de RH coordena, com parcerias de outras Unidades e , programas de capacitação interna, como PEJA e o PTI.

Programa de Educação de Jovens e Adultos - PEJA

Voltado para os servidores e terceirizados da Fiocruz e moradores das comunidades vizinhas ao Campus de Manguinhos, o PEJA oferece Ensino Fundamental e Ensino Médio, através da relação entre trabalho e ensino. Tem como objetivo possibilitar a elevação da escolaridade dos servidores, através de propostas interdisciplinares de educação, visando o desenvolvimento de competências que proporcionem ao sujeito um melhor desempenho técnico-profissional, bem como a formação de sujeitos críticos e criativos capazes de interferir na sua realidade. Os cursos apresentam estrutura e metodologia específicas, e os alunos estudam no horário de trabalho através da articulação direta com as chefias. Para ser operacionalizado, a Direh mantém parceria com a Escola Politécnica Joaquim Venâncio e a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Os resultados dessa iniciativa gerou, de 2001 a 2006, a formação de 268 trabalhadores da Fundação.

O programa atende as comunidades de Manguinhos, através de dois projetos:

Os alunos desses projetos foram inseridos no convênio NACES/Fiocruz (Núcleo Avançado Centro de Estudos Supletivos). O desenvolvimento do Programa nos referidos Pólos é de responsabilidade dos coordenadores locais que atuam diretamente com os alunos e professores assegurando, assim, a realização das metas e cronogramas estabelecidos no Plano de Trabalho.

Programa de Treinamento em Informática - PTI/Inclusão Digital

Esse programa tem por objetivo oferecer treinamento em recursos tecnológicos que apóiem as atividades dos profissionais da Fiocruz. O programa é gerido em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica - ICICT. De 1998 a 2006 treinou 2410 trabalhadores da Fiocruz.

Curso de Sensibilização e Informação em Biossegurança

O objetivo é sensibilizar e capacitar os trabalhadores, estagiários, estudantes e pessoas surdas ou com deficiência auditiva da Fiocruz e de outras Instituições a refletirem sobre o processo de trabalho, relacionando-o aos riscos biológicos, químicos, físicos, ergonômicos e de acidentes; e também estimular o uso das boas práticas em Biossegurança; e construir o conhecimento e a visão crítica em Biossegurança. Um total de 2326 pessoas foram capacitadas de 2001 a 2006.

São oferecidas 80 vagas por curso, que tem duração de quatro dias com carga horária total de 32 horas. Acontecem quatro turmas ao ano, duas em cada semestre.

As parcerias envolvidas são a Comissão Técnica de Biossegurança, Núcleo de Biossegurança, e Coordenação de Saúde do Trabalhador/DIREH.

Outros cursos na Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360 Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa