Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

O que há de mais importante na Fiocruz Adicionar o RSS

Foto: Sônia Pinho

Sônia Pinho

Sônia está na Fiocruz desde março de 1987 e hoje atua na Editora Fiocruz, vinculada à vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação, da presidência.

Qual a sua formação?
Sou formada em Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas.

Quando você começou a trabalhar aqui na Fiocruz?
Comecei a trabalhar na Fiocruz em Março de 1987, na Superintendência de Informação Científica  - SIC, hoje Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica - ICICT. Atualmente, atuo na Editora Fiocruz, vinculada a vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação, da presidência.

Já atuou em outros lugares, além da Fiocruz? Se sim, conte-nos um pouco sobre sua trajetória.

Antes de vir trabalhar na Fiocruz trabalhei no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações do Rio de Janeiro-SINTTEL/RJ de novembro 1980 a março 1985, atuando na Tesouraria e Secretaria do Sindicato, e na Liquid Carbonic Indústrias Químicas de abril de 1985 a março de 1987, atuando na área administrativa junto ao Departamento de Comércio Exterior.

E em outras unidades?
Como disse, iniciei na Fiocruz pela unidade que hoje é o Icict em 1987. Em novembro de 1991, fui convidada pelo então Vice-Presidente de Ensino, Dr. Euclides Ayres de Castilho, para cuidar dos convênios junto à CAPES e CNPq, bolsas de Mestrado, Doutorado e outras, nos moldes de uma Pró-Reitoria de Ensino, onde hoje temos a Coordenação Geral de Pós-Graduação, vinculada  VPEIC. Em 1996, fui convidada por Dr. Paulo Buss para integrar a equipe da Editora Fiocruz, onde estou até hoje.

Conte-nos um pouco sobre seu trabalho na Editora.
Cuido de toda parte comercial da Editora, trabalhando junto a livreiros e distribuidores de livros em todo o país, atendimento ao público em geral, atuando para que nossas publicações cheguem às mãos dos leitores. Na Editora também colaboro com representação em eventos de áreas afins, além de dar suporte a ações junto a administração e a Editoria Executiva da Editora Fiocruz.



Quais são os maiores desafios do seu trabalho?
Conseguir vencer as limitações impostas pela burocracia do serviço público. Apesar de estar trabalhando há 24 anos nele, ainda não me acostumei com a grande burocracia que temos de enfrentar para desenvolvimento de nossas ações. Mas faz parte termos de enfrentar os desafios.


O que significa a Fiocruz para você?
A Fiocruz, pra mim, significa uma Instituição Pública com ações abrangentes em pesquisa, ensino, desenvolvimento científico e tecnológico, assistência, disseminação de informação, enfim é uma Instituição única com vários fins, comprometida com a saúde e qualidade de vida de todo cidadão brasileiro. Pra mim é um grande orgulho trabalhar nesta Instituição e lidar com toda essa diversidade.
Entrevista publicada em 19.05.2011 - Foto:

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa