Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Sinfônica Ambulante percorre Campus levando alegria à garotada

06.11.2017 às 12:22 - 0 Comentários A alegria e o som de instrumentos de corda, percussão e sopro fizeram a criançada vibrar com uma manhã repleta de musicalidade. Levando um repertório eclético e animado, a Orquestra Sinfônica Ambulante, de Niterói, compareceu à Creche da Fiocruz na manhã da última sexta-feira (20) e percorreu o campus, na companhia das crianças, para transformar mais um dia do mês de outubro inesquecível para elas. Desde o início do mês, até o dia 27, a Creche está promovendo uma série de atividades especiais.

Olhares atentos, pés que não resistiam aos movimentos, mãos para cima, de um lado para o outro. Não teve como não se contagiar com a animação trazida pela Orquestra Sinfônica Ambulante. Dos mais novos aos mais velhos, todos entraram no embalo da atração, que tocou um pouco de tudo: desde músicas infantis a ritmos carnavalescos. Antes de percorrer as ruas do Campus, a Sinfônica Ambulante deu uma volta pela creche e divertiu as crianças do berçário e do maternal I e II com músicas de clássicos infantis como o Rei Leão, atraindo a atenção dos pequeninos, que se encantaram e se balançaram com o som tocado ali.

Da creche ao Castelo, as crianças do maternal III e do 1° ano pré-escolar seguiram com alegria todos os passos da orquestra. Admiradas com o Campus, elas diziam: "olha, que passeio legal! ". Ao chegar ao castelo, o olhar intenso e curioso para a construção do início do século XX, tornava-se evidente entre a garotada. Se dividiam entre a vontade de dançar e prestigiar o castelo, misturavam-se entre os dois desejos, e curtiam os dois acreditando ser aquele um dia mais que especial. Para aqueles que passavam no momento, a parada era obrigatória para ver a animação da garotada e tirar fotos daquele cenário diferente com a presença da banda e das crianças da creche pelas ruas da Fundação. "Eu achei muito legal não só pelas músicas, mas também porque esse passeio chamou a atenção de toda a rua. Até a cozinha da creche nos viu pela janela e cumprimentou a gente de lá", contou Beatriz Pereira, de 5 anos, que está no 1°ano pré-escolar na creche.

Saxofone, tuba, flauta, trombone, caixa e alfaia foram os instrumentos tocados pela orquestra, que, ao final, fez uma explicação para as crianças sobre o que era cada instrumento musical, além de uma rápida amostragem para elas do som que cada um faz individualmente. A tuba, que entrou este ano na Sinfônica Ambulante, foi um dos instrumentos que mais agradou a garotada. Beatriz contou que achou a tuba engraçada. "Ela faz barulho, é bem engraçadinha, lembrei do desenho da Pepa", disse. Maria Eduarda Rocha, da mesma idade, concordou com Beatriz. "Gostei muita da 'tromba do elefante'", brincou a menina, que afirmou ser uma fã de música e disse que adorou "tudo". "O passeio, as músicas bonitas, os instrumentos. Eu adoro dançar e também cantar. Queria que tivesse sempre", relatou.

Foi a segunda vez que a Orquestra Ambulante participou do mês de outubro na creche. A primeira vez foi no ano passado. A banda surgiu no ano de 2011, em Niterói (RJ), a partir do encontro de amigos músicos das mais variadas influências, com a proposta de fazer arte de livre acesso ao ocupar espaços públicos com muita música e diversão, em um estilo "portátil", segundo seus integrantes. Para a essa apresentação na creche, fizeram um repertório diferenciado, acrescentando músicas infantis como do Rei Leão.

creche

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa